sexta-feira, 30 de abril de 2010

Cavaco Silva: "Portugal caminha para uma situação explosiva"

O Presidente da República alertou os portugueses para a situação difícil que o país atravessa, mas deixou uma palavra de esperança para aqueles que se encontram desempregados, em palavras proferidas na tradicional mensagem de ano novo.

Cavaco Silva iniciou o seu discurso chamando a atenção para o seu papel enquanto chefe de estado, tendo por isso o dever de explicar aos portugueses a real situação que o país atravessa.

O desemprego foi o tema de abertura da mensagem de ano novo, onde referiu que o número de desempregados, no terceiro trimestre do ano de 2009, atingiu 548 mil pessoas. O presidente fez uma referência especial aos jovens, afirmando que 20% deles estão desempregados. Para estes, Cavaco Silva deixou uma mensagem de “conforto, coragem e esperança”.

Relativamente aos detentores de cargos públicos e aos políticos, o Presidente da República pediu mais exigência, acrescentando que Portugal tem de estabelecer prioridades para os dinheiros públicos.

Já em relação ao caminho que Portugal deve seguir, o chefe de estado português deixou algumas ideias: mais competitividade externa das empresas e um maior apoio social aos mais desfavorecidos.

Cavaco Silva falou ainda da importância das Pequenas e Médias Empresas (PME’S), garantindo que estas são decisivas para o desenvolvimento do país e para o combate ao desemprego.

Quanto à relação entre o governo e os partidos da oposição, o presidente da república pediu mais diálogo, acrescentando que deve existir um rápido acordo para a aprovação do orçamento de estado.

Por fim, Cavaco deixou claro que não é seu dever interferir no poder legitimo do Governo.

Sem comentários:

Enviar um comentário