sábado, 20 de março de 2010

A Brincar a brincar nasceu o Facebook


Aquilo que pretendia ser apenas uma forma de conhecer raparigas por parte de dois jovens da Universidade de Harvard, nos EUA, acabou por se tornar na rede social com mais utilizadores no Mundo inteiro, o Facebook.

Mark Zuckerberg e Eduardo Saverin eram dois dos melhores alunos da Universidade de Harvard. Numa instituição como esta, cheia de regras, de famílias de alta sociedade e tradições com séculos de história, os dois colegas queriam encontrar raparigas que satisfizessem os seus desejos mais íntimos.

Foi então que Mark Zuckerberg se lembrou de criar uma base de dados de todas as alunas de Harvard para uso exclusivo dos estudantes. Sendo um “ás” na informática, o jovem conseguiu entrar na rede da universidade e roubar fotografias e informações de todas as raparigas daquela instituição.

A nova fonte de informação sobre as alunas de Harvard tinha o nome de “Facemash.com”. A primeira versão foi criada em duas semanas e era muito simples e diferente daquilo que é hoje.

No site só era permitido colocar uma foto e existiam apenas algumas informações de perfil.
Com cerca de duas horas de existência, o “facemash.com” contava já com um impressionante número de 22 mil visitas.

Depois do sucesso obtido, as coisas pareciam estar a fugir do controlo, mas com a ajuda financeira de Eduardo Saverin, que pertencia a famílias abastadas, Mark desenvolveu a ideia inicial, e novos objectivos foram traçados.

O Facebook foi oficialmente lançado a 4 de Fevereiro de 2004 e desde então não parou de crescer. A primeira versão só permitia a utilização por parte de estudantes, mas desde 2006 que foi aberto a qualquer pessoa.

Agora, a maior rede social do Mundo, conta com mais de 200 engenheiros a colocar novidades no site e até já ultrapassou o motor de busca Google no número de visitas. O número de utilizadores ultrapassa agora os 400 milhões.

Sem comentários:

Enviar um comentário